Novembro Azul

A campanha Novembro Azul foi idealizada para conscientizar a população sobre os riscos e medidas preventivas sobre o câncer de próstata.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

– Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

– Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

– Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

– Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Fonte: Novembro Azul

Nova Modalidade Liv: Krav Magá

O Krav Magá é um sistema de combate corpo a corpo desenvolvido em Israel que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos.
Desenvolvido para ser utilizado em situações de sobrevivência, sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa, ataques simultâneos e agressão. O Krav Magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos.
Venha conhecer essa modalidade que conta com técnicas simples, rápidas, objetivas e eficientes para tonificar-se e defender-se.

As aulas acontecem segundas, quartas e sextas das 20h30 às 21h40.

Campanha Matrícula do Bem – Doação

Durante agosto e setembro de 2013 um percentual de cada matrícula feita foi destinado ao Hospital Pequeno Príncipe.
A Isabela Ribeiro da Costa, responsável pelo projeto, veio até a academia para receber a doação e alinhar novas ações para 2014.

Grupo de Corrida Liv! na IX Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu

revezamento das nascentes

Nesse domingo o grupo de corrida da Academia Liv! estará presente na  IX Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu. Saiba mais sobre a prova:

Prova: IX Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu
Data: 25/08/2013
Inscrições: http://www.curitiba.pr.gov.br
Local: Em frente à sede da prefeitura de Piraquara
Horário: 06H
Distância(s): 108km
Cidade: Piraquara / PR
Organizador: http://www.curitiba.pr.gov.br
Site do Eventohttp://www.curitiba.pr.gov.br

Doação de Alimentos ao Lar Batista Esperança

O Desafio Meia Tonelada de Solidariedade chegou ao fim e temos o prazer de informar que chegamos muito perto.
Arrecadamos 270kg de alimentos que foram entregues ao Lar Batista Esperança. Veja as fotos:

Agradecemos a todos os amigos, clientes e colaboradores que participaram desta ação em prol do Lar Batista Esperança e esperamos conquistar muito mais na próxima ação.

Academia Liv na Mostra de Projetos ODM

IMG_1018

A Academia Liv participou no dia 13 de novembro da Mostra de Projetos ODM, evento organizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná. O objetivo da Mostra é potencializar as iniciativas de desenvolvimento local que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A Equipe da Academia participou com o Projeto “Manutenção da Massa Magra em Portadores de HIV/AIDS, onde apresentou resultados parciais do Estudo que está sendo realizado com voluntários durante todo este ano.

É mais um evento onde a academia leva informação e orientação à comunidade acerca da promoção da saúde de todos.

Doe Medula Óssea

Assistam o lindo vídeo desenvolvido pelo Hospital Nossa Senhora das Graças e ajudem essa causa. A Academia Liv! apóia essa ideia!

httpv://www.youtube.com/watch?v=FkIM-o4-EhI&feature=youtu.be

CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO SOBRE HIV/AIDS

SAM_3443

Dia 06 de agosto a equipe de profissionais da Academia Liv realizou a Campanha de Orientação e Informação sobre HIV/AIDS e teve como objetivos: a conscientização de todas as pessoas sobre a importância da realização os exames para detecção do vírus e início do tratamento adequado imediato; os cuidados preventivos como o uso de preservativos nas relações sexuais e a importância da prática das atividades físicas para a manutenção da qualidade de vida das pessoas portadoras do Vírus HIV, como confirma os estudos realizados pela Equipe G1 do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividades Físicas – GEPAF/Liv

O evento contou com a participação do Atleta Everson Rosa, que realiza um trabalho voluntário em Paranaguá junto às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

SAM_3426

CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO SOBRE HIV/AIDS

blog

Dia 05 de agosto é o Dia Nacional da Saúde e para comemorarmos esta data, neste ano, realizamos a Campanha de Orientação e Informação sobre HIV/AIDS.

Hoje se estima que existam 33,2 milhões de pessoas infectadas no mundo pelo vírus HIV, segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS/2012. Com esta preocupação, os profissionais da Academia Liv estão mobilizados a levar ao maior número de pessoas o máximo de informação a respeito deste tema e não somente no sentido da prevenção, mas também a melhor maneira da manutenção da qualidade de vida para as pessoas já infectadas. Sabemos hoje que a atividade física é uma arma poderosa contra a debilitação física e fisiológica, a depressão destes pacientes, atuando desta forma na estabilidade do sistema imunológico e por isso a necessidade de engajar todos os profissionais da Educação Física nesta luta pela vida.

Estudos Científicos Equipe Liv

O Projeto “Manutenção da Massa Magra em Pessoas Vivendo com HIV/AIDS através de Exercícios Físicos Resistidos”, teve inicio em Janeiro de 2012, na Academia Liv, a partir da iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividades Físicas – GEPAF/Liv, com os professores Angela Mara Rambo e Ademir T. Souza. O principal objetivo deste Estudo é promover uma melhor qualidade de vida para esta população, visto que projeções para 2020 sugerem 100 milhões de pessoas infectadas pelo HIV. O projeto terá seu encerramento neste mês (agosto), sendo que os resultados, como: percentual de massa magra e de gordura, estarão disponíveis na segunda quinzena de setembro na Academia Liv.

Já no primeiro mês de atividades, os participantes voluntários da pesquisa nos relataram uma melhor mobilidade nas atividades diárias, assim como maior força muscular, diminuição de dores musculares e melhora da postura, bem como consciência corporal e consequentemente, da coordenação motora.

Equipe GEPAF/G1

Academia Liv

CUIDANDO DO SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO
Para as pessoas que vivem com HIV HIV/AIDS, a alimentação deve ser balanceada e adequada às necessidades de cada um, assim, melhora os níveis de T-CD4 (células de defesa), melhora a absorção intestinal, diminuindo os problemas provocados pela diarréia, Síndrome da Lipodistrofia e todos os outros sintomas, que podem ser minimizados ou mesmo revertidos.
Vários fatores prejudicam as defesas de nosso corpo, como a alimentação inadequada, estresse, excesso de álcool, fumo e drogas, por exemplo. Mas, através de uma alimentação saudável o organismo reage melhor às infecções, pois há um fortalecimento do sistema imunológico.
Cuidados para fortalecer as defesas do organismo

• É importante a quantidade ideal para cada indivíduo, qualidade e variedade alimentar para manter a boa saúde.
• Evite a monotonia alimentar. Quanto maior for a variedade de alimentos (principalmente vegetais), maior será o consumo de vitaminas e minerais.
• Procure consumir alimentos integrais, naturais, como as frutas, hortaliças, use como tempero a cebola, o alho, e não se esqueça da aveia, gérmen de trigo, nozes e castanhas.
• Consuma a maior variedade possível de grãos como soja, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e etc.
• Modere o sal, açúcar e doces em geral, refrigerantes, frituras, salgadinhos, banha e toucinho.
• Procure comer mais carnes brancas, como peixes e aves, de preferência sem pele.
• Procure consumir mais alimentos in natura e “feitos em casa”. Evite alimentos industrializados.
• Beba no mínimo 2 litros de água.
• Lave as mãos com água e sabão, principalmente antes do preparo dos alimentos e antes das refeições. É uma medida simples que evita muitas doenças.
• Procure dormir bem. O sono é vital para repor suas energias.
• Movimente-se! Pratique alguma atividade física. Procure alguma atividade que lhe dê prazer.
• Lembre-se que estes cuidados são aliados, contribuindo para melhorar a imunidade e qualidade de vida.

Priscila Milan

Nutricionista

CRN-8 4605