quadrapunhobol

Você sabe o que é PUNHOBOL?

Publicado em

Punhobol é um esporte coletivo praticado ao ar livre em um campo de grama de 50m de comprimento dividido ao meio (25m para cada equipe) com uma fita (rede) a 2m de altura, 20 m de largura, sendo que a 3m da linha central tem uma linha de saque. Cada equipe conta com 5 atletas em campo e pode dar 3 toques na bola por rali por diferentes atletas alternados com 3 pingos.

O objetivo é fazer com que a bola dê 2 pingos seguidos no campo do adversário ou provocar o erro do mesmo. A contagem é feita de 1 em 1 ponto sem vantagem. A equipe que toma o ponto saca da linha de saque e vence a partida quem conquistar 2 sets de 11 pontos em 3 sets jogados.

quadrapunhobol

As fontes divergem sobre sua origem, mas as mais conhecidas defendem que o Punhobol é originário da Itália, se espalhou pela Europa (principalmente na Alemanha, Áustria e Suíça) até chegar ao Brasil pelos imigrantes alemães predominantemente na região sul. Alguns defendem também que o Punhobol deu origem ao Voleibol, pois nas baixas temperaturas do inverno europeu, os praticantes de Punhobol teriam que utilizar ginásios para poder dar continuidade ao seu esporte, aí as regras foram evoluindo até chegar ao nosso voleibol de hoje em dia.

Apesar de ser um esporte pouco divulgado em nosso território, o Brasil é considerado referência e uma grande potência mundial já tendo conquistado 2 títulos mundiais na categoria masculino adulto e 1 vice na categoria feminino adulto, além de títulos nas categorias de base e em todas as categorias interclubes.

Uma das principais competições deste esporte acontecerá neste mês de julho na cidade de Kaohsiung em Taiwan entre os dias 17 e 21. O Brasil embarcou nesta 2ª feira (06/07/09) em busca deste que é o único título que ainda não conquistamos.

A Academia LIV! e sua equipe deseja boa sorte a nossa seleção… Estamos torcendo por vocês!

Saiba mais…

www.worldgames2009.tw/wg2009/eng/sports.php?sn=9

www.duquepunhobol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>