livpadrao

Qual é a melhor opção para praticar atividade física na estação mais quente do ano?

Publicado em

É um fato que as pessoas se sentem mais dispostas em treinar na estação mais quente do ano, o verão, mas para chegar à estação mais quente do ano em forma, devemos “pegar leve” e optar por modalidades indoor, por exemplo, como o Pilates.

Muitas vezes as pessoas não estão preparadas fisicamente para executar uma atividade que as levem a exaustão e isso pode se agravar em atividades outdoor, principalmente porque os movimentos dos exercícios já geram calor e elevam a temperatura corporal. Esse processo é alterado ainda mais com os mesmos exercícios feitos sob o sol, podendo levar o praticante a desconfortos como a hipertemia e acarretando também: queda de pressão, dores de cabeça, desmaios, enjôos entre outros sintomas.

Além de poupar o sistema de refrigeração corporal, permitimos a ventilação interna, o que é mais difícil de ocorrer em outras atividades.

Existe a vantagem em praticar o Pilates porque se destaca principalmente pelos benefícios do método. Há uma preocupação também pela ação das musculaturas mais profundas do tronco (transverso do abdômen, assoalho pélvico, multifídios e paravertebrais), no qual, além de manter uma melhor estabilização de centro e proteger a coluna de futuras lesões, é possível ganhar uma melhor consciência corporal e em poucos meses ter um resultado de tonificação na parede abdominal.

Independente do ambiente no qual a atividade física é praticada, certos cuidados não podem ser deixados de lado, e lembre que mesmo em atividades como no Pilates, o uso de roupas leves e confortáveis, a hidratação ou até mesmo a recuperação (de 24 a 72 horas de “repouso” em esforço físico) não devem faltar em sua rotina de treino. Caso opte por “encarar” o sol, prefira horários matutinos, até 10h ou após as 16h, que são períodos onde os raios UVB estão menos intensos no dia.

A prática do Pilates é voltada para um treino equilibrado e proporciona um bem estar não só para pessoas que já praticam como também para alunos iniciantes, principalmente por não ter contra indicações, mas sim modificações para cada tipo de aluno. Em pouco tempo vemos resultados como: a melhora do equilíbrio e força muscular, alívio de tensões e dores, melhora da postura, coordenação motora, consciência corporal… O ritmo e a intensidade devem ser menores que o habitual em outras épocas do ano, o objetivo do Pilates é fortalecer com consciência e os exercícios em geral, visam sempre à qualidade do movimento.

Procure um instrutor especializado pelo método e pratique inteligência! Desfrute ainda mais da última estação do ano com segurança e eficiência!

 

Marcel Vidal Viesser

Fisioterapeuta

CREFITO – 8 113.878 – F.

Fonte: www.revistapilates.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>