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Promessas de Réveillon

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Todo réveillon é a mesma coisa: este ano prometo… parar de fumar… emagrecer… e no final do ano estamos fumando mais e com os mesmos quilos do ano passado (ou mais!). Como poderíamos, então, alcançar nossos objetivos sem frustrações? Estabelecer “mini-objetivos” seria a melhor forma para isso.

Mesmo que você esteja decidido a levar uma vida mais saudável, deve, antes de tudo, manter-se fiel aos compromissos que fez você mesmo. E o segredo é estabelecer para si objetivos específicos, fáceis de cumprir e de  avaliar quando estiver elaborando a agenda do Ano Novo. Grandes metas são boas – perder peso, se alimentar melhor ou se exercitar mais – mas pode-se obter maior sucesso se seguir o que chamamos de “mini-objetivos”.

Esses mini-objetivos podem ser, por exemplo, a eliminação de metade das suas porções de comida, se o que deseja é perder alguns quilos; ou caminhar por 20 minutos, três vezes por semana (para começar), se quer praticar mais exercícios físicos. Essas metas são mais realistas e mais alcançáveis, e dessa forma você terá mais chances de continuar trilhando o caminho que levará à realização do grande objetivo.

O problema dos objetivos excessivamente ambiciosos é que eles levam tempo para serem alcançados, e algumas pessoas ficam desencorajadas se não percebem resultados tangíveis nos estágios iniciais. Além de manter suas grandes ambições sob certo controle, tente não assumir muitas resoluções simultaneamente. Tentar se comprometer com uma meta de cada vez é mais prudente. O que recomendamos é nunca começar mais de um novo mini-objetivo a cada semana.

Portanto, se uma das suas grandes resoluções de Ano Novo é melhorar sua saúde e emagrecer, sugerimos os seguintes mini-objetivos:

  • Faça regularmente exames médicos necessários à sua faixa etária;
  • Procure comer mais frutas e vegetais por dia, evitar frituras e beber mais água;
  • Procure uma academia para ter orientação quanto à atividade adequada para você, de acordo com suas condições físicas atuais;
  • Obedeça sempre o seu limite: nada de fazer todas as aulas de ginástica no mesmo dia;
  • Tente encontrar formas de aliviar o estresse. Lembre-se: a ansiedade pode impedir que você alcance seus objetivos.

Prof.ª  Solange Carvalho

Fisiologista

CREF 03330/PR

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