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Pilates: Respiração e desvio postural

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4243790065_23364bea1fA respiração correta durante os exercicícios é peça-chave para a correção de desvios posturais.

Você alguma vez pensou que a sua forma de respirar pode não ser a melhor? E mais ainda, que uma respiração correta pode ajudar a solucionar problemas de desvio postural?
Segundo o fisioterapeuta Fabrício Durço Cardozo, a maioria das pessoas não respira corretamente. Uns inspiram mais pela boca e expiram pelo nariz, outros, o contrário. “No Pilates, você aprende a reeducar a sua respiração de maneira fisiológica e correta”, conta. São realizadas respirações bem profundas, dependendo da solicitação do instrutor e do ojetivo de cada um. “O certo é sempre, no decorrer do movimento, soltar o ar lentamente com a boca aberta. Sem esquecer de ativar o power house (core), visando uma melhora da postura, consequentemente”, explica Fabrício.

Inspiração e expiração corretas conseguem ativar o centro de força do pilates e fazer que o centro respiratório do corpo trabalhe efetivamente. “Dependendo do objetivo, são realizadas respirações em um ou dois ciclos, mas sempre solicitando a ativação do centro de força do pilates com a expiração, pois se torna o trabalho muscular mais efetivo. E no próximo ciclo se promove uma oxigenação do tecido mmais significativa e uma troca gasosa mais eficaz”, orienta Fabrício.

Para quem sofre com desvios posturais (sejam decorrentes de traumas, hábitos de postura inadequados adquiridos no trabalho ou por estarem forçando a coluna a receber impactos em uma postura antálgica ou ainda em movimentos realizados de maneira incorreta, entre outros), o método Pilates promove uma conscientização adequada da postura, fazendo com que o aluno perceba seu corpo. A respiração também possui papel fundamental. Respirando devidamente na execução dos exercícios, principalmente naqueles que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxílio em sua correção postural, na tentativa de colocar as vértebras em seu devido lugar, juntamente com os outros comandos e a ativação do power house. Ao ativar o centro de força, juntamente com a tonificação do abdome, consegue-se a melhora da postura.

Outra grande vantagem é a redução e até eliminação de dores. A prática de atividade física ajuda a aliviar dores crônicas por promover a liberação de endorfina no corpo; com isso, a pessoa passa a se sentir mais disposta e consegue uma resposta fisiologicamente mais positiva. “Por ser uma técnica com vários benefícios ao mesmo tempo, desde o alongamento à correção postural, estimulando sempre o centro respiratório, tem-se respostas significativas em se tratando de bem-estar, liberação do estresse e qualidade de vida, já que a expiração é bastante solicitada no decorrer dos movimentos”, observa Fabrício.

Não marque bobeira: se você possui algum desvio postural, procure um profissional habilitado e tente se desprover de maus hábitos no trabalho e no seu cotidiano.

Autor: Maria Luiza Mattos

Fonte: www.revistapilates.com.br

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