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O Verão e nossa alimentação

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O verão chegou! É época de praia, férias, festas e o ideal é não descuidar
da alimentação nesta estação do ano. Com as altas temperaturas o nosso
organismo sofre alterações fisiológicas para se adaptar às mudanças do
meio ambiente. O aumento da transpiração é um exemplo desta transformação
e a ingestão de líquidos é necessária para evitarmos a desidratação. Esta
reposição deve ser feita principalmente através da ingestão de água, água
de coco, sucos naturais e chás gelados, garantindo um melhor aporte de
vitaminas e minerais, além da hidratação. O ideal é não sentir sede, já
que esta sensação é um sinal da desidratação. A ingestão de líquidos deve
ser freqüente.
A alimentação no verão também deve ter atenção especial, já que a estação
pede refeições mais leves e naturais, garantindo uma melhor digestão e
maior disposição para as atividades do dia-a-dia.
A alimentação deve ser fracionada, em até 6 refeições por dia (café da
manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) e com
quantidades menores de alimentos em cada refeição. Desta forma,
conseqüentemente diminuímos as calorias ingeridas em cada refeição.
As saladas devem ser bem coloridas, disponibilizando assim uma grande
variedade de vitaminas e sais minerais na sua dieta. Frutas e legumes
ricos em betacaroteno (vitamina A) e vitamina C também são indicados nesta
época para proteger a pele. São exemplos desses alimentos: Vegetais de
folhas verdes escuras (espinafre, couve, folhas de mostarda, brócolis) e
frutas e verduras amarelo-laranjadas (cenoura, abóbora, laranja, mamão,
melão, manga).
Também não podemos esquecer dos cereais integrais, como arroz, pão,
macarrão, quinua e linhaça que são ricos em fibras e auxiliam na digestão
e são excelentes fontes de energia.
As carnes devem ser magras, como peixes e aves, dando preferência para
preparações grelhadas ou assadas.  
Evite o consumo de açúcar, doces e massas, assim como sucos
industrializados, que contêm grande quantidade de açúcar e conservantes.
Alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos,
maionese), frituras e bebidas alcoólicas não são adequados, pois estes
alimentos além de não serem saudáveis podem causar desconforto e mal
estar.
 
Priscilla Milan Moreno
Nutricionista
Esp.  Nutrição Clínica
CRN8 4605

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