livleve1

Programa Liv+Leve – Saúde Global

Publicado em

livleve

CONCEITO

Por caracterização, a obesidade significa um excesso de gordura corporal, ou seja, ingere-se mais calorias do que o necessário diariamente. De acordo com um levantamento do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , 40% da população brasileira está fora do peso. São cerca de 38,6 milhões de pessoas com peso acima do ideal, e destes, 10,5 milhões são obesos. Infelizmente não existe milagre e nem mágica para emagrecer e um dos fatores mais importante nesta tarefa estão ligados à motivação, auto estima e, principalmente, à maneira como o individuo lida com seus problemas do cotidiano.

TRATAMENTO

O padrão para emagrecimento é clínico/nutricional ou a redução calórica, combinada à atividade física e acompanhamento clínico em caso medicamentoso. Porém, estes procedimentos isoladamente raramente levam a uma redução de peso que possa ser mantida em um longo prazo. A realização de um tratamento integrando todas estas atitudes: acompanhamento clínico – nutricional – fisioterápico e atividades físicas, é eficaz porque trabalha a partir da estrutura do indivíduo com objetivo de organizar uma estrutura pessoal para mudança de comportamento frente à vida.

O trabalho é fundamentado em estratégias que levam às mudanças de comportamentos alimentares inadequados, inclusão num programa de exercícios físicos sistematizados, buscando sempre a saúde global do indivíduo, inclusive ajudando-o na forma de enfrentamento das dificuldades encontradas e nas soluções de problemas. Estrutura o indivíduo para que ele se envolva de maneira ativa na aquisição de novas habilidades, pois quanto mais o indivíduo puder compreender e perceber as suas dificuldades, limitações e capacidades, se envolverá em projetos realistas na perda de peso, assim como nas mudanças em sua dinâmica de vida. Aborda questões ligadas a auto percepção, autocrítica que vão influenciar diretamente em sua autoestima, como lidar com as emoções e qual a percepção que tem de si.

Os resultados refletirão na sua vida profissional relacional e afetiva, porque o objetivo primordial é trabalhar o indivíduo como um todo em busca de resultados que sejam perceptíveis em sua saúde física e fisiológica, interferindo desta forma, em sua vida profissional e nos relacionamentos interpessoais e afetivos.

COMO FUNCIONA

À Partir de efetivar a matrícula, o aluno poderá ser encaminhado ao médico endocrinologista, para realização de exames a fim de avaliar as condições da saúde Fisiológica, que após resultados de exames, o médico fará o encaminhamento para a academia para a próxima etapa.O tratamento é dividido em cinco etapas principais: triagem, encaminhamento para avaliações clínicas, criação do plano de tratamento, acompanhamento e alta.

Triagem

A triagem será realizada por meio de uma entrevista detalhada a fim de colher dados de seu histórico, nesse momento também é avaliado a estrutura do paciente, se o mesmo pode se beneficiar com o trabalho, quais os instrumentos a serem utilizados e a solicitação dos encaminhamentos de acordo com as necessidades individuais.

Encaminhamento para avaliações

Na avaliação será analisado o laudo do endocrinologista e/ou dos demais profissionais, que vão estabelecer o quadro clínico do paciente.

Plano de tratamento

A partir dos resultados das avaliações, ocorrerá a apresentação do programa de tratamento, na qual as metas serão estabelecidas a curto, médio e longo prazo.

O tratamento será realizado em conjunto com outros profissionais. Os resultados serão monitorados quinzenalmente, a fim de ampliar e ajustar as expectativas, alertando para os aspectos emocionais envolvidos.

Acompanhamento

O acompanhamento deve ser realizado da seguinte forma:

  • Deve ser realizado de forma regular; • O ritmo de perda de peso dependerá dos casos mas, no geral, uma perda de 1 a 2 kg/mês será adequada (em função do peso inicial do indivíduo), sendo que durante as primeiras semanas se perdem quantidades importantes de água e glicogênio e menos gordura. Posteriormente, as perdas são preferencialmente de gordura. É mais importante medir o percentual de gordura do que apenas o peso corporal global, para saber se esta havendo diminuição de massa gorda.
  • Uma perda inferior a 0,5 kg por semana pode desmotivar o indivíduo, ao fazer com que o tratamento se prolongue por muito tempo. A verificação da diminuição do volume, ou seja de gordura, ajuda a motivar o doente; 

  • Uma vez alcançado o peso desejado, as necessidades energéticas serão menores, porém deverá readaptar a ingestão de calorias para evitar que o peso seja recuperado, efetivando a sua manutenção.

Atividade física

A atividade física mobiliza mais gordura intra-abdominal do que a dieta e sabe-se que essa é a parte da gordura mais ameaçadora e nociva para a saúde e que está na base da maioria das complicações do aumento da gordura corporal, como sejam o aumento da pressão arterial, dos lípidos, da resistência à insulina e diabetes, do risco de acidentes cardiovasculares, etc.

Para se conseguir os melhores resultados, o programa de atividades físicas deve reunir uma série de condições:

  • Periodicidade:
    É necessário que se pratique atividade física com regularidade. Recomenda-se que seja realizada, idealmente, 5 vezes por semana.
     
  • Duração:
    Geralmente deve durar de 45 a 60 minutos. As atividades que consomem mais gorduras são os aeróbios (longa duração e intensidade moderada) como as caminhadas, natação, dança, etc.;
  • Intensidade:
    Esta deve ser escolhida de acordo com as possibilidades e condições físicas do indivíduo; em função da intensidade da atividade, o gasto energético vari
    ará.

Alta

A alta é proposta quando as metas de emagrecimento forem alcançadas, subentendendo que os resultados apareceram num todo, esteticamente, profissionalmente e nas relações interpessoais e afetivas.

Este momento do processo é feito com muito cuidado para garantir a manutenção das conquistas do paciente, ao longo tempo. Esta fase é realizada de maneira gradual.

Data Prevista para início do 1o módulo:

14 de março de 2011
Ainda com horários a definir:

Data para término do 1o Módulo:

17 de junho de 2011


PROFISSIONAIS DA EQUIPE EFETIVA

Coordenação
Educador Físico
Nutricionista
Fisioterapeuta

Outros profissionais: Endocrinologista, Psicólogo e Cardiologista

Solange Carvalho
Fisiologista
CREF 03330/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>