livpadrao

Equipe Multiprofissional

Publicado em

foto Talita

Talita Lopes Marques

* Graduação em Psicologia – Universidade Tuiuti do Paraná;

* Mestranda em Psicologia – UFSC;

* Especialização em Transtornos Alimentares e Obesidade – Faculdade de Medicina do ABC;

* Especialização em Intervenção Cognitiva (Teoria da Aprendizagem Mediada) -Faculdade Martinus / ICELP Jerusalém;

* Formação em Terapia Comportamental e Cognitiva – CETECC – PR;

* Capacitação no Programa RAFCAL (Reeducação Afeto-cognitiva do Comportamento Alimentar);

* Coordenadora técnica do Programa Rafcal Grupos;

* Psicoterapeuta cognitivo-comportamental com enfoque em comportamento alimentar e psicologia do esporte.

Academia de Ginástica é um espaço onde o profissional muitas vezes terá, em circunstâncias diversas, momentos onde lhe será exigido constante revisão de seus propósitos para que a sua atuação não se perca isoladamente dentro deste contexto.

Daí a importância de uma equipe multiprofissional, que deve ser formada por Educadores Físicos, em suas diversas especialidades, Nutricionistas, Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, com especialização em Psicologia do Esporte, para atuar como um grupo junto aos alunos.
No trabalho em equipe multiprofissional há a necessidade de uma inter-relação entre os diferentes profissionais, os quais devem ver o aluno como um todo, numa atitude humanizada. Faz-se necessário também que os profissionais envolvidos transmitam seus conhecimentos e percepções sobre o aluno aos demais membros da equipe, a fim de que estes possam ter uma visão integral do mesmo. Este foco integral visa a otimização da conquista dos objetivos dos alunos.Outro aspecto importante do Trabalho Multiprofissional é alertar os profissionais para a necessidade do conhecimento das atividades dos outros membros da equipe, trocando informações e buscando atender o mais completamente possível o aluno.
Para o Programa Liv + Leve da Academia Liv, contamos com a Consultoria da Psicóloga Talita Lopes Marques,  especialista em Psicologia do Esporte, Transtornos Alimentares  e Obesidade, que atua junto à equipe dos profissionais, buscando conscientizar os membros da equipe para o trabalho interdisciplinar, ajudando cada profissional a ter claras as suas funções, definindo os seus objetivos, facilitando a comunicação entre os membros da equipe, e se necessário, ser a interlocutora entre os membros da equipe entre si e com os alunos.
Visando facilitar este trabalho interacional, a psicóloga Talita vem organizando reuniões para discussões sobre o trabalho destes profissionais no Programa Liv + Leve, objetivando aprimorar o atendimento aos alunos que participam do programa, através da estruturação de condutas discutidas em equipe.
Com esta visão integral do aluno, considerando os aspectos físicos, fisiológicos, emocionais e comportamentais, o trabalho da equipe, sem dúvida, acrescenta conhecimentos, favorecendo, dessa maneira, o surgimento de soluções e, todo o trabalho feito nesse sentido, beneficiará a promoção de uma melhoria na qualidade da saúde e da vida do aluno.

É primordial que a equipe multiprofissional concentre esforços no sentido de humanizar as condições do aluno enquanto este faz parte de um programa de atividades físicas. O relacionamento deste com a equipe que irá atendê-lo precisa ser desenvolvido dentro de uma compreensão de que os profissionais que atuam estão comprometidos entre si com um objetivo comum: o êxito do aluno. De forma contrária, o desconhecimento dos limites de atuação de cada profissional poderá gerar no aluno uma incerteza muito grande sobre o progresso de sua condição física e fisiológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>