SAM_6408

DOE UMA GOTA PARA SALVAR UMA VIDA – ACADEMIA LIV NESTA CORRENTE SANGUÍNEA

Publicado em

SAM_6408

No Dia nacional do Doador de Sangue, a Academia Liv enfatiza a importância da doação de medula óssea, realizando o evento, em parceria com o BioBanco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

A Equipe de Profissionais do BioBanco, composta pelas Enfermeiras Genura Durante, Maria Salete Debona e Marcia Regina Souza Lima, esteve na segunda feira, dia 26/12, realizando o pré-cadastro e coleta de amostras de sangue dos funcionários e alunos da Academia, com a finalidade do cadastramento como doadores de Medula Óssea.

O transplante de medula óssea é uma das esperanças de pacientes com leucemia, mas o processo ainda é dificultado por dúvidas criadas por falta de informação e apesar do mito que existe sobre dor e condições de saúde durante a doação de medula óssea, o processo é mais simples do que se imagina. É preciso apenas ir a um hemocentro habilitado e coletar uma pequena amostra de sangue, material que será encaminhado a um laboratório credenciado para o exame de histocompatibilidade. Os resultados são enviados ao Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o banco de dados nacional. A doação consiste em uma microcirurgia com apenas um dia de internação hospitalar e repouso. Em 15 dias a medula óssea está completamente regenerada.

Segundo Merula, em 2007 a ABRALE – Associação Brasileira de Leucemia recebeu mais de 10 mil ligações e e-mails, sendo 42% para tirar dúvidas sobre as doenças (linfoma e leucemia) e 36% sobre o tratamento. Para esclarecer essas dúvidas, a ONG promove campanhas e palestras com especialistas renomados, das quais podem participar pacientes, familiares e demais interessados no tema.

Por isso a Academia Liv procurou divulgar a importância da doação da medula óssea, um processo simples que pode representar a cura do câncer.

Solange Carvalho

Coordenadora da Campanha Liv

SAM_6399

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>